Os recifes de corais são gigantescas estruturas existentes no fundo dos oceanos formadas de plantas e animais, sendo admirados pela exuberância de suas cores e beleza instigante. Os recifes de corais no entanto, além da sua beleza, tem uma função vital para a manutenção da vida marinha. Os recifes de corais são formações milenares compostas de plantas e dos próprios corais que também são espécies de animais. Os recifes de corais são na verdade complexos sistemas que compreendem uma vasta cadeia alimentar além de propiciar proteção a uma variedade imensa de diferentes espécies de organismos vivos. Os recifes de corais assim como as florestas tropicais são considerados os dois sistemas conhecidos com a maior biodiversidade concentrada. Os recifes de coral vão se formando ao longo do tempo por finíssimas camadas de carbono de cálcio produzidos por bilhões de minúsculos animais chamados de pólipos de coral. Ou seja, ou pólipos vivem em colônia e se alojam em estruturas calcárias junto com algas minúsculas que são responsáveis pelas cores dos recifes, como o amarelo, verde, lilás, azul, etc. Quando os pólipos morrem seu esqueleto fica ali depositado e é sedimentado, outros pólipos vivem sobre ele, e assim vão se formando as cadeias de carbono que falamos acima. Assim podemos perceber que um recife de corais leva milênios até se formar, uma vez que se faz através da sedimentação dos minúsculos pólipos ao longo do tempo, e das algas que lhe dão cor e beleza.
Os recifes de corais abrigam uma parte fundamental da cadeia alimentar marinha, e sua extinção seria desastrosa para o equilíbrio natural. Os recifes não se desenvolvem em águas frias, somente onde a temperatura chega a cerca de 20º. Os recifes de corais são também uma barreira natural que protege a terra da erosão pelo mar, diminuindo a força das ondas. Também são uma fonte de alimento importante para o homem, pois produzem toneladas de peixes, sendo um viveiro natural de diversas espécies marinhas. Os cientistas também tem feito importantes descobertas acerca do valor medicinal dos corais encontrados no fundo dos oceanos.
Cientistas e biólogos vem há bastante tempo alertando as autoridades e a população sobre a degradação e morte dos recifes de corais em várias regiões do nosso planeta. Este fato estará ocorrendo como conseqüência direta das ações do homem, pela poluição do meio ambiente e também pelo aquecimento global. O homem também destrói os recifes de corais para vender pedaços para os turistas, pelas bóias e ancoras fixadas neles, através da pesca predatória que desequilibra seu ecossistema, e a poluição como um todo.
Atualmente centenas de corais são espécies ameaçadas de extinção, e exigem a ação imediata dos homens através da conscientização da necessidade de preservar as diferentes formas de vida do planeta em que vivemos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário