segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Crise de fome na Somália

Ontem (14/08/2011) no programa Domingo Espetacular, na Record, assistimos uma reportagem muito triste sobre a  Somália, a mesma está passando por uma crise de fome, a pior nos ultimos 20 anos.

A grave seca no Corno de África continua a piorar a situação da Somália. Depois das chuvas torrenciais na região do Mogadíscio terem agravado as condições dos habitantes e deslocados, muito enfraquecidos pela subnutrição, pela seca e pela guerra, a ONU alertou para o facto da fome poder estender-se a todas as regiões do sul do país nas próximas quatro ou seis semanas. Para já, duas regiões do sul do país, Balcad e Cadale, esta última com 400 mil deslocados registados neste momento, são as mais afectadas junto com a capital do país.


Os insurgentes islamistas de Al-Shabab, que controlam o sul do país desde 2009, têm tornado a ajuda humanitária mais difícil depois de terem voltado a proibir a entrada às ONG internacionais e às agências humanitárias da ONU por considerá-las de "serem espiões que trabalham com agendas políticas", manifestou o porta-voz da milícia radical Sheik Ali Mohamud Rage. Contudo, a seca está a afectar 12 milhões de pessoas, das quais meio milhão está em risco de morte se não houver uma intervenção urgente.
Pese ao Programa Alimentar Mundial (PAM) ter criado uma ponte aérea para ajudar a conter a emergência na capital somali, onde chegam diariamente mais de um milhar de deslocados, a ONU alertou que a resposta humanitária esta a ser inadequada, não só pelas restrições de aceso impostas pelos insurgentes, senão também pela falta de fundos da comunidade internacional. O coordenador de Assuntos Humanitários da ONU para a Somália, Mark Bowden, comentou que "a falta de recursos é a nossa maior limitação e preocupação, são necessários 212 milhões de euros para enfrentar a situação nos próximos dois meses". Perante este grave cenário, os EUA decidiram na terça-feira levantar as sanções dirigidas aos "shabab", definidos como "organização terrorista" por Washington, para assim facilitar o envio de ajuda.


Recorde-se que o país vive uma guerra civil desde 1991. 

Por: Giuliana Diaz

Dia da Informática

Mouse, monitor, teclado, placa mãe, hardware, software...
Essas são apenas algumas das palavras que surgiram depois que a informática apareceu. É tanto termo complicado e palavra difícil pra decorar que mais parece uma outra língua: o informatiquês. Isso sem contar com os termos da internet e aquele bando de protocolos. Cruzes!
E você sabe por que o dia 15 de agosto é o dia dela?
É que neste mesmo dia em 1946 os americanos apresentaram o Eniac, o primeiro equipamento eletrônico chamado de computador em todo o mundo.
Vamos dar nossos parabéns para todos aqueles que trabalham com informática no dia de hoje. Afinal, graças a Dona Informática você tem o seu computador aí na sua frente e pode navegar com a gente aqui na Smartkids.
Hip! Hip! Hurra! Viva a Informática! Viva!