quinta-feira, 31 de março de 2011

Frases ditas por cientistas...

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original..."
                      (Albert Einstein)

Os Fungos e a nossa vida...





Você sabia que os fungos são de extrema importância na nossa vida? É verdade! Os fungos constituem um grupo de microorganismo que tem grande interesse prático e cientifico para os microbiologistas. Suas manifestações são familiares. De um modo geral, os fungos incluem os bolores e as leveduras. Os fungos juntamente com as bactérias são os principais decompositores existentes, além disso, os fungos também são importantes na fermentação industrial, ou seja, muitos alimentos que consumimos, são feitos a partir de fungos. Exemplos: Fabricação de cerveja, fabricação de vinho, produção de antibióticos, produção de vitaminas e ácidos orgânicos e também na produção de alguns tipos de queijo. São inúmeros os benefícios que os fungos podem nos proporcionar!
Os fungos são heterotróficos, obtêm sua energia pela ruptura de moléculas orgânicas, e não podem sintetizar moléculas orgânicas a partir de moléculas inorgânicas como as plantas fazem. Eles alimentam-se pela secreção de exoenzimas no substrato ao redor. Estes fragmentos moleculares ou mais precisamente exoenzimas funcionam como as enzimas digestivas dos animais, rompendo moléculas orgânicas grandes, porém funcionam do lado de fora do organismo. Os fungos estão presentes no reino Fungi, e também tem seus malefícios, como por exemplo: doenças, toxidade para animais no caso das vermelhas em excesso. Existem alguns fungos que são comestíveis (cogumelos), e outros venenosos. Antigamente, os fungos eram as causas de morte mais freqüente, cerca de 80% das mortes.
Benefícios: material de fácil reprodução para estudos científicos; algumas algas podem ser utilizadas na alimentação; a maioria mantém o sistema imunológico atento e ativo; alimentação e antibióticos; funcionamento da folra intestinal animal.
Dessa forma, em uma análise geral, os fungos, são essências na nossa vida!

Curiosidade: Você sabia que o maior organismo vivo da terra é o de um fungo? Isso mesmo, o nome dele é Armillaria ostoyae. Ele é um fungo subterrâneo que foi abrindo caminho por entre as raízes das árvores durante séculos, por essa razão se transformou no maior organismo vivo existente!

Biocombustíveis




O debate sobre o uso de biocombustíveis está cada vez mais polêmico, pois sabemos, com muita clareza, que os combustíveis fósseis, os mais utilizados, não são renováveis. Além disso, são extremamente poluidores e causam sérios desequilíbrios no ambiente. Mas o que seriam os biocombustíveis? São materiais biológicos que, quando em combustão, possuem a capacidade de gerar energia para realizar trabalhos. É certo que praticamente todo material biológico gera energia, a fruta que comemos, a planta que queima.
O petróleo traz grandes riscos para o meio ambiente e ele é o principal constituinte dos combustíveis fósseis, desde o processo de extração, transporte, refino, até o consumo, com a produção de gases que poluem a atmosfera. Em compensação o petróleo é um recurso caro, sendo a principal fonte de energia do planeta, uma riqueza distribuída de maneira não igual entre os países, mas ele é um recurso não-renovável. Dessa forma, toda a riqueza mundial estará comprometida, pois sendo assim, não sabemos quando ele irá acabar.
Por esse motivo, os Biocombustíveis foram criados, eles são de origem biológica e fabricados a partir de vegetais, e podem ser substituídos normalmente pelos combustíveis fósseis. Sua vantagem é bem significante, ele reduz a produção de gases poluentes. Mas por outro lado, com a produção dos biocombustíveis a produção de alimentos do mundo tem diminuído bastante, gerando assim outro problema. Diante do que foi dito, você o que acha sobre esse tema, é a favor ou contra a produção dos biocombustíveis?